Automação

Automação é utilizar tecnologias e máquinas para realizar tarefas que antes eram feitas por humanos. 

Ao invés de uma pessoa realizar cada etapa de um processo, máquinas ou computadores são programados para cumprir esses passos.

Ela está transformando muitos setores, desde indústrias até serviços de saúde.

Antigamente, uma linha de produção de carros, por exemplo, utilizava um processo manual com pessoas fazendo a montagem peça por peça. Hoje, os robôs fazem isso de forma mais rápida e precisa.

 

Por que a automação é importante?

A automação aumenta a eficiência e a produtividade, pois máquinas podem trabalhar sem parar e com alta precisão, reduzindo erros e desperdícios. Assim, tem-se maior eficiência e precisão e menor custo para a realização de processos automatizados.

 

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

 

Benefícios da automação em algumas áreas

Nos dias atuais, a automação está em vários setores da nossa vida e cada vez mais vai haver o crescimento do seu uso tanto na vida pessoal quanto na profissional.

 

Alguns exemplos de automação no cotidiano 

 

  • Saúde: robôs cirúrgicos realizam procedimentos complexos com maior precisão, reduzindo o tempo de recuperação e complicações.
  • Digitalização de veículos: os veículos inteligentes integram-se as nossas vidas digitais, oferecendo novas experiências e serviços personalizados.
  • Avanços em baterias: melhorias nas baterias aumentam a eficiência e a autonomia dos robôs, permitindo tarefas mais complexas.
  • Robôs Colaborativos: robôs que trabalham junto com humanos, aumentando a produtividade e eficiência.

 

Automação em alta: segurança em foco

 

Segurança cibernética

Segurança cibernética é a proteção de sistemas, redes e programas contra os ataques digitais. Esses ataques podem ter como objetivo acessar, alterar ou destruir informações sensíveis, extorquir dinheiro dos usuários ou interromper processos cotidianos.

Muitos sistemas que são usados na automação estão conectados à internet ou a redes internas, tornando-os vulneráveis aos ataques cibernéticos. Por isso, muitos são os riscos de segurança na automação e a prevenção e a proteção contra tentativas de ataques é muito importante.

Além do exposto acima, a necessidade de preservar os dados se tornou ainda maior no Brasil devido à  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Principais riscos de segurança na automação

  1. Malware: programas maliciosos podem infectar os sistemas automatizados e comprometer ou parar a operação;
  2. Falhas de software: brechas no software de automação podem ser portas para invasões;
  3. Ataques de hacker: hackers podem invadir os sistemas automatizados para furtar dados ou causar danos;
  4. Ameaças internas: pessoas de dentro da empresa que sejam mal-intencionadas ou despreparadas podem colocar em risco a segurança dos sistemas automatizados.

 

      Proteção dos sistemas automatizados

  1. Utilizar firewalls e antivírus: usar firewalls para bloquear tentativas de ataques e antivírus remover o malware;
  2. Atualizar sistemas e softwares: manter os sistemas e softwares atualizados para minimizar os riscos;
  3. Criptografar dados: proteger dados sensíveis com criptografia para garantir que fiquem seguros;
  4. Monitorar: sempre monitorar a atividade dos sistemas para detectar atividades suspeitas e poder intervir rapidamente;
  5. Implementar autenticação: utilizar autenticação de vários fatores para garantir a segurança e para que somente pessoas autorizadas possam acessar os sistemas;
  6. Treinar: preparar as pessoas para entender e saber utilizar os sistemas e automações para que elas não coloquem em risco os processos.

 

Para concluir

Apesar da automação ter potencial de transformar o mundo em que vivemos, melhorando a qualidade de vida e a eficiência de muitos serviços e produtos é necessário abordar as mudanças e os riscos a ela associados, como o impacto no emprego e as questões de segurança. 

Por isso, políticas e regulações devem evoluir junto com a tecnologia para garantir que os benefícios sejam maximizados e os riscos minimizados.

Um dos pilares para minimizar os riscos é ter muita atenção à segurança cibernética, pois é ela a responsável por proteger sistemas automatizados contra os ataques hackers. 

Assim, a implementação de medidas de segurança rigorosas, garantirá que a automação continue a beneficiar as pessoas e empresas de forma segura e com os riscos controlados.

 

Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.

 

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO

 

logotipo_superti360