Inovar significa criar algo novo ou melhorar algo já existente, como produtos, serviços, implementação de novas ideias nos setores organizacionais, etc.

Sabemos que para uma empresa se manter competitiva no mercado ela precisa estar sempre em processo de inovação. Se ela não está constantemente se adequando às mudanças e avanços tecnológicos, muito provavelmente ela se tornará obsoleta. Como consequência disso, não há crescimento. Podemos assim dizer que inovar é uma questão de sobrevivência.

Vivemos em uma época em que tudo muda muito rapidamente e novas ideias são cruciais para termos sucesso nos negócios. Uma empresa que está sempre inovando tem maiores chances de agregar valor aos seus produtos e serviços e gerar muitas vantagens competitivas a médio e longo prazo.

Mas como inovar neste cenário onde tudo parece já existir e temos a sensação de que é impossível criar algo?

Podemos dizer que existem duas categorias de inovação: Inovação Fechada (Closed Innovation), Inovação Aberta (Open Innovation), e cada empresa deve fazer uma análise minuciosa sobre qual modelo adotar.

O processo de Inovação Fechada é o modelo mais tradicional. A própria empresa gerencia e administra todas as etapas dos processos de inovação: criação, desenvolvimento e lançamento do produto no mercado. É um modelo que prioriza o controle e qualidade dos produtos/serviços, no entanto, devemos considerar alguns pontos:

· Custos mais altos

· Desenvolvimento do produto demanda mais tempo e exige pessoas altamente qualificadas

· Resultados limitados, pois, o desenvolvimento baseia-se apenas na cultura da empresa

· Não contam com processos externos de inovação, portanto, as ideias ficam limitadas.

· Entre outros

Já a Inovação Aberta tem como modelo uma cultura mais descentralizada e focada em colaboração, sem depender exclusivamente dos próprios recursos internos. A ideia é adotar uma postura cooperativa, se conectando com outras organizações de maneira humanizada e participativa, onde o conhecimento de uma possa ser implantado em outra. Ou seja, todo conhecimento da sua empresa passa a ser útil para outras organizações e vice-versa. Isso resulta em percepções diferentes, novas ideias, tecnologias modernas, entre tantos outros ganhos.

A Inovação Aberta tem outras vantagens significativas, como:

· Redução do tempo de inovação, pois sua empresa não depende somente do conhecimento dos seus colaboradores internos.

· Busca de soluções em conjunto com outras empresas

· Adaptação de novos métodos de trabalho

· Minimização de riscos

· Seus projetos poderão ter maior visibilidade, pois sua empresa passa a contar com os parceiros.

· Aproveitamento de ideias e projetos similares já existentes

· Maiores oportunidades no mercado

· Aumento das chances de retorno sobre o investimento

A Inovação Aberta (Open Innovation) é uma tendência no mundo corporativo vigente. O modelo de interação transforma a cultura da organização, fortalecendo as relações empresariais. Aqueles que antes poderiam ser considerados concorrentes, passam a ser colaboradores de soluções.

Se você pretende implementar a Inovação Aberta em sua empresa, saiba que toda transformação pode ser iniciada com pequenos passos, sem que isso altere de forma drástica a cultura da sua corporação.

Esteja sempre atento às mudanças do mercado e às oportunidades. Se adeque conforme suas necessidades e trajetórias, sempre adotando estratégias que se alinhem aos objetivos, missão e visão da empresa.