O perigo das portas e janelas abertas no mundo virtual

Certamente você já ouviu a frase “não existe almoço grátis”. Isso é o mesmo que dizer que nada é dado gratuitamente sem receber algo em troca.  Essa máxima vale para várias áreas da vida, inclusive para os hábitos online.  Quando são utilizadas as redes sociais gratuitas e enviamos nossas informações e costumes de navegação – o que compramos na rede ou que gostamos de assistir – estamos compartilhando os nossos dados. É importante termos consciência que algumas ações geram muito perigo para os nossos dispositivos e acabam por trazer hackers que roubam nossos dados. Os softwares piratas que utilizam cracks para desbloqueio também abrem enormes brechas nos computadores que possibilitam o furto das nossas informações. Imagine deixar 24 horas por dia e 7 dias por semana todas as portas e janelas da sua casa aberta. Tudo bem para você? Provavelmente a sua resposta será – não! Então por que deixar os seus dispositivos vulneráveis a bandidos digitais que podem lhe causar muita dor de cabeça e prejuízos financeiros?   Alguns hábitos que podem te tornar um alvo muito fácil.

  • Softwares antigos e descontinuados – o mundo digital está em constante evolução e softwares antigos e descontinuados não acompanham as mudanças constantes, pois seus sistemas deixam de ser atualizados e abrem brechas na segurança que não são mais reparadas pelos engenheiros digitais já que o sistema não é mais atualizado. 
  • Softwares piratas – agem de forma muito parecida com os softwares antigos ou descontinuados, mas além do que já foi mencionado há também a chance de estarem infectados com vírus e hackearem o seu dispositivo. Há alguns desses programas que para serem instalados pedem para que o antivírus do dispositivo seja desinstalado, deixando a sua máquina totalmente vulnerável. Assim, tanto programas antigos quando piratas acabam sendo cavalos de Tróia e trazendo vírus e muitos problemas, sem falar em possíveis perdas de dados e até mesmo financeiras. Sem contar que a lei brasileira prevê multa para a utilização de programas piratas.
  • TV boxes – a Anatel realizou estudos que constataram a presença de um software malicioso em TV boxes não homologadas que permite a captura de dados e informações pessoais dos usuários como fotos e arquivos que estejam armazenados em dispositivos que utilizem a mesma rede.

Sem dizer que tanto a comercialização quanto a utilização de produtos para telecomunicações irregulares são passíveis de sanções administrativas que podem ir de advertência a multa.

  • Redes Sociais – muitas pessoas gostam de postar tudo que acontece na vida delas e acabam por fornecer informações que nas mãos de bandidos podem ser usadas de formas muito perigosas.
  • Sites e aplicativos suspeitos – cuidado com sites que não sejam confiáveis. Nunca clique em links recebidos por e-mail ou pelas redes sociais. Em relação aos aplicativos, recomenda-se apenas fazer download de aplicativos em lojas oficiais, entretanto até mesmo nelas corre-se o risco de baixar algum aplicativo malicioso, principalmente os que possuem anúncios em excesso e que não pedem o consentimento do usuário. 

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

Depois de alguns exemplos de ações de hackers que ocorrem quando vacilamos no uso dos nossos equipamentos, vamos mostrar o que os hackers roubam com as brechas deixadas pelos comportamentos anteriormente descritos.

  • Dados das contas bancárias
  • Dados dos cartões de crédito
  • Dados pessoais e profissionais
  • Fotos
  • Conversas pessoais e profissionais

Em posse das informações acima, os criminosos roubam dinheiro, dados e informações e passam monitorar e a chantagear a pessoa. Agem como sequestradores do mundo virtual e pedem resgate para devolver o que foi roubado. Acredite, a dor de cabeça que causam é muito real e os danos deixados não são nada virtuais. Como se proteger então?

  • Use programas atualizados e legalizados
  • Nunca utilize programas piratas que precisem instalar “crack” para desbloqueio
  • Cuidado com tudo que for pirata
  • Utilize um bom antivírus
  • Mantenha as redes privadas
  • Cuidado com o que posta nas redes sociais
  • Faça uso da verificação em duas etapas nas senhas das redes sociais, e-mail e onde mais houver essa opção.

Cuidado, o “grátis” pode se tornar muito caro tanto para o seu emocional quanto para o seu bolso! Dominamos todo conhecimento necessário para prestar serviços em infraestrutura de TI, gerenciamento completo de rede, servidores, suporte técnico, soluções em nuvem, segurança e backup de dados, além de soluções home office com total segurança para as empresas.

Entre em contato conosco para saber mais. CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO