Os avanços tecnológicos estão cada vez maiores e, por isso os ataques cibernéticos são uma grande ameaça para empresas de todos os tamanhos e setores ao redor do mundo. No Brasil, também vivemos a mesma realidade, então as organizações precisam estar cada vez mais 

preparadas para enfrentar esse desafio. 

A seguir serão mostradas algumas informações que comprovam esse cenário.

A empresa Kaspersky, informou que os seus sistemas de detecção  descobriram uma média de 411 mil arquivos maliciosos todos os dias, com um aumento de quase 3% em 2023 se comparado ao ano anterior.

Os ataques cibernéticos podem ser de várias maneiras e cada vez mais os criminosos se tornam sofisticados e criativos.

 

Alguns tipos de ataques

 

  1. Phishing

 

Utiliza iscas digitais para enganar usuários para que eles forneçam dados legítimos de acesso a um sistema sem perceberem.

É uma técnica amplamente utilizada pelos criminosos cibernéticos para obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários.

 

  1. Malware

 

É um software malicioso que executa ações sem que o usuário saiba o que está acontecendo.

Pode ser utilizado para espionar sistemas, interceptar comunicações, captar e enviar dados, podendo causar a diminuição da capacidade de processamento da máquina.

 

3. Ransomware

 

Aumentou muito nos últimos anos esse tipo de ataque.

Ele tem a capacidade de criptografar dados a que tem acesso a partir do dispositivo em que foi instalado, se apossa dos dados e os criminosos passam a pedir resgate para devolver devolvê-los.

4. Engenharia social

Utiliza a parte mais vulnerável que é o usuário. Muitas vezes ele é enganado por golpistas por meio, por exemplo, de e-mails falsos  e acaba fornecendo dados e informações para criminosos que em posse delas fazem muitos estragos e causam muito prejuízos para a vítima.

 

5. DDoS

No ataque de negação de serviço ou DDoS, o criminoso utiliza dispositivos com malwares para fazer vários acessos ao servidor.

O servidor não tem capacidade para aguentar esses números de acessos e, por isso o sistema sai do ar e portas são abertas para invasões.

 

Segundo o relatório de custo de uma violação de dados 2023 feito pela IBM, 51% das organizações planejam aumentar os investimentos em segurança por conta de uma violação que sofreram, incluindo planejamento e teste de resposta a incidentes (RI), treinamento de funcionários e ferramentas de detecção e resposta a ameaças.

 

Impactos Financeiros 

 

Sem contar os danos à reputação  da empresa e a quebra de confiança dos clientes, os ataques cibernéticos também geram impactos financeiros significativos, podendo chegar na casa dos milhões, pois incluem despesas com a recuperação de dados, investigação forense, medidas de segurança adicionais e perda de receita devido às paralisações nos negócios.

 

Tendo em vista a diversidade de formas de ataques, é muito importante que as corporações estejam preparadas e invistam em segurança cibernética.

 

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

 

Como se proteger:

 

Os cibercriminosos exploram as brechas digitais, mas alguns hábitos colaboram para reduzir os riscos desses ataques:

 

  • Ter consultoria de segurança de dados: uma boa empresa de tecnologia para cuidar da rede e dos equipamentos e ajudar a implantar ferramentas e uma boa cultura de segurança;
  • Manter os softwares atualizados: para aumentar a proteção contra vulnerabilidades; 
  • Backup: realizar backup dos dados regularmente e guardá-los de forma segura;
  • Utilizar soluções robustas de segurança: use antivírus, firewalls, sistemas de detecção de intrusões e outras ferramentas de segurança;
  • Implementar controle de acesso: restrinja o acesso aos sistemas e dados apenas para usuários autorizados; 
  • Monitorar constantemente: tenha vigilância constante nas atividades dos seus sistemas;
  • Segmentar a rede: faça o isolamento da rede em diferentes partes para diminuir o impacto de um possível ataque;
  • Fornecer conhecimento: ofereça treinamento e conscientização em segurança cibernética para seus colaboradores. 
  • Ter planos de resposta: tenha planos claros para agir em caso de ataques para poder minimizar prejuízos.

 

Para concluir

 

Para sobreviver no mundo corporativo com as ameaças atuais, estar protegido contra os ataques cibernéticos é uma obrigação e precisa ser uma das preocupações centrais das empresas, pois os dados têm se tornado cada vez mais valiosos e alvo constante dos criminosos que 

 buscam pequenas falhas para agir e conseguir as informações que lhes renderão lucro.

 

Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.

 

Fale com nossa equipe!

 

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO