A tecnologia 5G, a grande inovação da comunicação “wireless”, começou a chegar ao mercado em 2018. Podemos dizer que é a tecnologia  que promete grandes mudanças no mundo e transformará empresas, consumidores e a sociedade de forma geral.  

Antes de falarmos sobre essa tecnologia da 5º geração da rede de internet móvel, vamos voltar um pouco no tempo para entender o que é tecnologia 1G, 2G, 3G e 4G.

A primeira geração de tecnologia de rede sem fio – 1G – surgiu nos anos 80 com a comunicação via voz, possibilitando conversas de qualquer lugar através dos primeiros celulares.  A 1G era uma tecnologia analógica, muito limitada e apresentava muitos problemas de compatibilidade, devido a padrões diferentes adotados pelos países.
Os celulares da geração 1G eram enormes e a vida útil da bateria muito curta.

A segunda geração, a 2G, aconteceu nos anos 90 e trouxe melhor qualidade nas chamadas de voz . Um pouco mais avançada, essa tecnologia passou a ser digital e surgiu, então, o “SMS”. Houve uma significativa melhora na compatibilidade e, apesar de ainda ser muito limitada, o “roaming” se tornou possível e a transmissão de voz passou a ser criptografada.

No final dos anos 2000, surgiu a  terceira geração de conexão móvel, a 3G.  E com ela houve o acesso à internet através dos “smartphones”. Isso facilitou aos usuários a navegação pelos sites, redes sociais, e-mails, entre outros. Com o passar dos anos, a conexão 3G foi se aprimorando, possibilitando uma velocidade mais rápida, além de melhorar a transmissão de dados. Mesmo com grandes limitações, foi possível a navegação pelos sites com maior velocidade,  ter acesso a serviços de “streamings”, videoconferências, etc.

A conexão 3G ainda é bastante utilizada no Brasil, principalmente em cidades do interior.

Por volta do ano de 2010 foi apresentada a 4º geração de comunicação móvel, trazendo maior velocidade para a internet e transferências de dados fantásticos. Jogar online começou a ter outro cenário, as  videoconferências se tornaram cada vez mais frequentes e de alta qualidade, surgiram novos “streamings”, (como a Netflix e Spotify, por exemplo ), entre tantos outros serviços que desfrutamos hoje.

Estamos no ano de 2021 e alguns países já contam com a tecnologia 5G. Muito além de alta velocidade de transferência de dados, a tecnologia 5G também proporcionará conexão sem fio para outros aparelhos, tanto para uso doméstico quanto empresarial. É o que chamamos de IOT- tecnologia das coisas.

É possível que em 2022 estará disponível para nós, brasileiros, toda a tecnologia 5G. Isso significa que com essa evolução, em breve teremos uma internet praticamente perfeita. Com a implementação da 5G, será possível o melhor desenvolvimento dos carros autônomos, cirurgias robóticas mais assertivas, objetos domésticos conectados à internet, etc.

Mudanças expressivas ainda poderão acontecer  e certamente surgirão muitos avanços no mundo tecnológico.