Lead é um termo usado para um contato que apresenta algumas particularidades para se tornar um cliente em potencial. 

Geralmente, aqueles contatos que a empresa tem na sua base de dados e ainda estão sendo trabalhados são os leads e, em algum momento eles manifestaram interesse em seu produto ou serviço. Eles querem obter mais informações sobre determinado item, mas isso não caracteriza, necessariamente, oportunidade de negócios.  

Diferente do prospect, que é um cliente em potencial e tem real interesse em comprar, o lead ainda precisa ser trabalhado até se tornar um prospect qualificado.   

No entanto, a geração de leads é, sem dúvida, muito importante e um dos processos essenciais de uma empresa, principalmente devido ao mercado tão competitivo com o qual estamos lidando atualmente.

Gerar leads é uma relação de troca. A empresa oferece alguma recompensa interessante em troca de alguns conteúdos úteis, como, por exemplo: a pessoa fornece dados pessoais (nome, telefone, e-mail, etc.) e em troca a empresa oferece um e-book, amostras grátis, vídeos informativos ou qualquer outro item que tenha valor para o consumidor. 

Os leads são extremamente valiosos para o crescimento de uma empresa, por isso é preciso nutri-los e direcioná-los corretamente para a jornada de compra. 

Sem adotar uma boa estratégia de geração de leads e transformá-los em prospects, vender se torna uma tarefa muito mais difícil. 

Alguns passos podem ser seguidos para facilitar a atividade de geração de leads e prospects:

  • Entenda e defina quem é o público alvo, pois, a partir disso, fica mais fácil desenvolver um bom planejamento de conteúdo para atraí-los e qualificá-los assertivamente
  • Entenda quais dores os leads ou os prospects buscam solucionar
  • Ter um bom Blog é uma estratégia importantíssima para a geração de leads, afinal o conteúdo vai atrair mais visitantes
  • O e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta de divulgação de conteúdo relevante para seu público
  • Use as redes sociais a seu favor e aposte em anúncios para acelerar o processo
  • Desenvolva estratégias de comunicação com o público definido
  • Faça transmissões ao vivo. Interaja com as pessoas através de lives, respondendo dúvidas e oferecendo oportunidades de relacionamento
  • Participe de eventos de networking, seja presencial ou online
  • Faça parcerias
  • Não desqualifique aqueles leads que ainda não estão no seu momento ideal de compra, mas não perca tempo com aqueles que estão muito distantes de se tornarem clientes

A partir dessas ações é possível criar uma base segmentada, ao invés de trabalhar com contatos de um público aleatório.

Lembre-se de que quanto mais se conhece o cliente ideal, mais fácil entender quais são suas dores e as soluções que eles precisam.

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