Todos nós já ouvimos a famosa frase do nosso saudoso Abelardo Barbosa Figueiredo, o Chacrinha:  “quem não se comunica se trumbica”.

Saber se comunicar é imprescindível. É através da comunicação que validamos os nossos pensamentos, desejos, requisitamos algo, questionamos, informamos, etc. Para que a nossa comunicação seja compreendida precisamos ser claros, objetivos e recorrer à linguagem adequada conforme o receptor.

Existem dois tipos de linguagens: a linguagem verbal e a não verbal.  Ambas visam a troca de informações entre o emissor e o receptor, e a finalidade é transmitir uma mensagem de forma assertiva e compreensível. Por essa razão é preciso expressar-se de maneira que o outro possa entender claramente para que não haja erro de comunicação e possíveis conflitos gerados pelo não entendimento.

Linguagem verbal: é aquela expressa por palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada, podendo ser manifestada através da fala, textos, e-mails, mensagens, notícias, etc.

Linguagem não verbal: atos comunicativos utilizados através dos signos visuais, como, por exemplo: as imagens, expressões faciais e corporais, ícones, símbolos, semáforos, pinturas, etc.

Atualmente, devido a vários fatores, especialmente o trabalho remoto imposto pela pandemia, estamos usando cada vez mais a linguagem verbal na forma escrita.

Apesar de todas as mídias de vídeos, e áudios, nunca escrevemos tanto como no momento presente. São inúmeros e-mails que enviamos para nossos colegas de trabalho e clientes, mensagens de textos em aplicativos, conteúdo nas redes sociais, elaboração de propostas e de apresentações escritas, blogs que alimentamos com artigos, entre tantas outras formas de comunicação escrita.

Muitas vezes usamos esses recursos da escrita quase automaticamente, sem dar a devida atenção aos detalhes que são de extrema importância.

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É verdade que a nossa língua portuguesa não é nada fácil de ser usada corretamente, mas é assustador o número de erros gramaticais que encontramos em nosso dia a dia. Por isso precisamos entender que uma boa e correta comunicação escrita empresarial/comercial é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional.

Listamos alguns erros comuns bastante usados:

  • Mas/Mais

“Mas” é conjunção adversativa e tem o mesmo valor de “porém”, “contudo” ou  “entretanto”.

“Mais” é advérbio de intensidade ou conjunção aditiva, indicando adição      ou acréscimo. É também o oposto de “menos”. Exemplo:

Maria estudou, mas não passou no concurso.

Trabalhei mais do que você.

  • Haver/A ver

“A confusão entre as expressões se dá porque a pronúncia é a mesma”, explica o professor Eduardo Calbucci. “Haver” é um verbo e significa “existir”. “Ter a ver” é “ter ligação”.

  • Em princípio/A princípio

“Em princípio” assemelha-se a “em tese”. “A princípio” é como “no início”.

  • Eu/Mim
    O pronome reto “eu” é utilizado apenas na posição de sujeito do verbo. Nas demais situações, usa-se o pronome oblíquo “mim”.

Errado: Não há mais nada entre eu e você.

Certo: Não há mais nada entre mim e você.

  • Obrigado/Obrigada

Essa regra é muito simples. Homens dizem “obrigado”. Mulheres dizem “obrigada”.

  • Vamos nos ver amanhã? (certo)/ Vamos se ver amanhã? (errado)

O sujeito do verbo “vamos” é de primeira pessoa do plural (nós), por isso a forma correta é “vamos nos ver”.

  • Na minha opinião (certo)/ Na minha opinião pessoal (errado)

“Na minha opinião pessoal” é um pleonasmo, ou seja, a repetição desnecessária de uma informação, uma redundância: sua opinião já é pessoal. Por isso, diz-se apenas  “na minha opinião”.

  • Menos/Menas – Use sempre “menos”, nunca “menas”. Exemplo: Gosto de todos, menos da Maria”, “Eu gostaria de fazer menos coisas.”
  • Seja/Seje – “Seja autêntico.”
  • Por que/Porque/Por quê/Porquê

Usa-se “por que” para perguntas, mesmo que implícitas.

 Exemplos:
“Por que ela ainda não chegou?” e “Ele não sabe por que está aqui”.

Usa-se “porque” para respostas. Se consegue substituir por “pois”, essa é a forma correta.

 Exemplo: “Não foi trabalhar porque estava doente”.

Por quê é usado no final de uma frase, seguido de pontuação (exclamação, interrogação, reticências).

 Exemplo: “Estou chateado. Sabe por quê?”.

Já o “porquê” tem exatamente o mesmo sentido de motivo ou razão. Exemplo: “Não sabia o porquê de tanta raiva”.

  • Gerundismo: “O senhor pode estar ligando para o atendimento.”
    O correto: “O senhor pode ligar para o atendimento”

Esses são apenas alguns exemplos de erros gramaticais cometidos com mais frequência, porém existem muitos outros que não caberia aqui citá-los.

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Outra dica importante é sobre escrever em “CAIXA ALTA”, ou seja, tudo em maiúsculo. Evite essa prática, pois pode transmitir a ideia de estar gritando.
Isso não é nada agradável de ser lido! 

O fato é que não podemos minimizar o problema e considerar que “todos cometemos erros”. Sim, cometemos, mas em um ambiente profissional, principalmente, devemos evitá-los a qualquer custo!

Algumas ações podem ajudar quando houver dúvidas sobre a escrita de uma palavra ou um texto, seja para uma comunicação pessoal ou profissional:

  1. Dicionário. Sempre que surgir uma dúvida, use um bom dicionário para se certificar. Existem dicionários online de fácil acesso.
  2. Hábito da leitura. Leia mais, leia sempre. A leitura ajuda na memorização de palavras, amplia o vocabulário e aumenta a criatividade.
  3. Antes de escrever, anote as ideias ou itens principais. Isso ajuda a elaborar melhor aquilo que precisa ser comunicado e fazer com que o outro compreenda o seu ponto de vista.
  4. Pense no receptor. Qual a linguagem mais adequada para esse público?
  5. Faça cursos. O mercado disponibiliza diversos cursos rápidos e gratuitos na internet.
  6. Após terminar sua escrita, revise seu texto e na dúvida sobre alguma palavra ou expressão, substitua por outra similar que tenha o mesmo significado.

 

Estas são regras simples, que podem ajudar a melhorar a qualidade da escrita.

E lembre-se: a prática da escrita é um treino que pode ser aperfeiçoada conforme a assídua dedicação a ela.

Siga as dicas e aumente seu sucesso profissional. 

 

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