No mundo moderno, os cibercriminosos surgem como uma ameaça cada vez mais real. Com um domínio crescente das ferramentas tecnológicas, eles exploram as brechas digitais com astúcia e determinação. Suas táticas vão além das fronteiras geográficas, buscando pontos fracos em sistemas, redes e até mesmo nas interações cotidianas online. Com a capacidade de conduzir ataques sofisticados, como os temidos ataques zero day ou do dia zero, é necessário dispor de vigilância constante e estratégias de segurança cibernética para barrar suas ameaças.
O que são vulnerabilidades zero day?
Elas são brechas de segurança em softwares que são exploradas por cibercriminosos antes que os programadores possam ter a oportunidade de corrigir as vulnerabilidades do sistema.
Por que o nome zero day?
Relaciona-se ao fato de que os desenvolvedores não conhecem a vulnerabilidade até o momento em que ela é exposta pelos cibercriminosos. Assim, não há aviso prévio para que ações possam ser realizadas para minimizar as ameaças.
Clique aqui e saiba mais sobre ataques cibernéticos
Quais os riscos dessas ameaças?
Elas podem prejudicar diferentes sistemas, incluindo sistemas operacionais, aplicativos, dispositivos de rede e muito mais. Os hackers podem explorar esses pontos fracos para acessar sistemas sem autorização e furtar dados sensíveis, comprometendo a integridade das informações.
Os cibercriminosos mantêm essas vulnerabilidades em segredo para que possam vendê-las no mercado ilícito para que ataques sejam direcionados para empresas específicas.
Como se proteger dos ataques zero day?
Embora conseguir se proteger-se contra vulnerabilidades zero day seja algo desafiador por não existir soluções definitivas, alguns hábitos podem colaborar para reduzir os riscos de sofrer esses ataques.
Ter consultoria: contrate uma boa empresa de tecnologia que cuide da rede e dos equipamentos e que ajude a implantar uma boa cultura de segurança de dados e boas práticas na companhia.
Manter os softwares atualizados: é fundamental para aumentar a proteção contra vulnerabilidades desconhecidas.
Utilizar soluções robustas de segurança: use antivírus, firewalls, sistemas de detecção de intrusões e outras ferramentas de segurança para proteger seus sistemas. Implementar controle de acesso: restrinja o acesso aos sistemas e dados apenas para usuários autorizados. A autenticação multifator também ajuda na proteção.
Monitorar constantemente: tenha vigilância constante nas atividades dos seus sistemas para identificar comportamentos suspeitos ou atividades incomuns.
Segmentar a rede: faça o isolamento da rede em diferentes partes para diminuir o impacto de um possível ataque.
Fornecer conhecimento: ofereça treinamento e conscientização em segurança cibernética para seus colaboradores. Essa prática ajuda muito a diminuir riscos de ataques.
Ter planos de resposta: tenha planos claros para agir em caso de ataques para poder minimizar prejuízos.
Em resumo, as organizações precisam ter uma mentalidade proativa e adotar boas práticas de segurança cibernética para proteger-se contra os ataques zero day.
Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.