As green skills ou habilidades sustentáveis têm como finalidade promover a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. Elas são necessárias principalmente para quem pretende trabalhar em empregos relacionados à economia verde e envolvem não apenas conhecimentos técnicos como, por exemplo, gestão de resíduos, mas habilidades voltadas para o pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação clara.
Na verdade, o futuro do trabalho como um todo passa pelas green skills e a pandemia acelerou essa tendência. Segundo matéria da Exame e de acordo com os dados da Global Green Skills Report 2022, a oferta de empregos que procuram candidatos com habilidades verdes teve um crescimento de aproximadamente 8% nos últimos cinco anos, enquanto que os candidatos que possuem esse talento apenas aumentou 6%. Assim, é possível ver que o mercado vai cada vez mais precisar destes profissionais e a sua contratação está acelerando mais do que a dos outros.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Com as tragédias naturais que têm assolado o mundo e o Brasil, é urgente que mais e mais profissionais com habilidades sustentáveis sejam formados e políticas públicas sejam implementadas para que vidas sejam poupadas e as demandas sejam atendidas.
É importante, por exemplo, reduzir a emissão de gases estufa e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Para isso são importantes profissionais como engenheiros de energia renovável, analistas de políticas ambientais e consultores de sustentabilidade.
Cada vez mais e mais pessoas têm percebido a urgência da mudança de comportamentos e as green skills fazem parte desse processo de reestruturação. Elas são importantes para diversas áreas nas quais a proteção ambiental e as práticas sustentáveis são muito valorizadas pelos consumidores e têm experimentado um aumento considerável de mercado.
Clique aqui e saiba mais sobre tendências tecnológicas para 2023
Alguns setores que podem ter suas demandas aumentadas com as green skills:
– Turismo: utilização de práticas mais sustentáveis em pousadas e hotéis, parques temáticos e atrações naturais. Uso de transporte e energia alternativa.
– Agricultura e alimentação: produção de alimentos orgânicos, manejo de solo, gestão de resíduos e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis como um todo.
– Educação: ensinar nas escolas e instituições de ensino as práticas relevantes de sustentabilidade para que profissionais de todas as áreas já tenham os conceitos das green skills e sejam conscientes e responsáveis quando forem atuar nas suas profissões.
– Arquitetura: construções sustentáveis com materiais ecológicos que utilizem energia alternativa e implementação de sistemas de energia renovável.
– Finanças e negócios – cada vez mais as empresas que utilizam práticas mais sustentáveis e com menor impacto ambiental vão ser mais atraentes para os consumidores e investidores.
Acima estão alguns exemplos das áreas em que as green skills podem ser utilizadas, mas e na tecnologia será que elas também têm o seu papel?
Sim, elas podem ser usadas para reduzir o impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis.
Vamos ver alguns exemplos:
– Gerenciamento de resíduos eletrônicos: as green skills podem ser usadas para desenvolver ou gerenciar processos que reduzam os resíduos eletrônicos gerados. Tudo feito de forma mais sustentável.
– Criação de tecnologias limpas: Utilização das green skills para a criação de tecnologias limpas e de baixo impacto ambiental, como sistemas de eficiência energética e de energia renovável.
– Desenvolvimento de sistemas de monitoramento ambiental: criação de sistemas de monitoramento para medir e avaliar impacto ambiental das tecnologias e processos usados em algumas áreas.
– Criação de sistemas para monitoramento de áreas de riscos: utilização da tecnologia para monitorar e avisar a sociedade local quando houver qualquer alteração no ambiente que demonstre risco eminente para a população.
– Desenvolvimento de produtos sustentáveis: Desenvolvimento de produtos tecnológicos ecologicamente corretos e mais sustentáveis, por exemplo utilizando menos energia e mais produtos recicláveis na sua fabricação.
Na verdade, as green skills podem ser usadas tanto na tecnologia quanto nas mais diversas áreas para trazer práticas mais sustentáveis e reduzir os impactos ambientais, tornando pessoas e empresas mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente e ao ambiente em que cada um está inserido.
Empresas e cidadãos podem ter seus custos reduzidos se fizerem uma melhor gestão dos recursos naturais e, por exemplo economizarem água e energia.
As empresas podem melhorar a sua imagem corporativa ao demonstrarem que se preocupam com o meio ambiente e consequentemente com a comunidade. Além disso, podem ter inovação aos utilizarem ou desenvolverem novos processos, tecnologias ou produtos mais sustentáveis.
Cada vez mais investidores e consumidores procuram empresas que utilizam práticas sustentáveis em seus negócios, o que vem aumentando a demanda por produtos e serviços verdes e mais comprometidos com a sustentabilidade.