O termo metaverso tornou-se recentemente um assunto altamente comentado no mundo dos negócios.

Metaverso, em um conceito amplo, significa um mundo virtual que espelha a vida real em forma de realidade aumentada (conhecida pelos termos AR ou RA), que é uma tecnologia que permite aplicar elementos virtuais à nossa visão da realidade.

Embora o termo metaverso ainda esteja gerando muitas dúvidas sobre um conceito ideal e ainda desconhecido pela maioria das pessoas, podemos dizer também que é um mundo paralelo baseado na realidade virtual.

Muitos profissionais da área de tecnologia afirmam que o metaverso é o futuro da internet e que passaremos a interagir com ele de forma imersiva, como se fizéssemos parte dele.
E esse futuro já começou!

Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP, afirma que “a ideia do metaverso não é algo novo. É um termo que surge na década de 1980 da literatura cyberpunk, com o livro ‘Snow Crash’”, diz. A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso.”

Recentemente, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a mudança do nome da empresa para “Meta”, que, teoricamente, deixará de ser apenas uma empresa de mídia social para uma empresa do metaverso.  Ele apresentou também um plano para criar uma realidade virtual.

Zuckerberg em suas entrevistas recentes disse que a escolha desse novo nome “Meta”, que em grego significa “Além”, foi para representar os próximos anos de desenvolvimento no que se refere à tecnologia.

Alguns cenários já são possíveis de imaginar, como a criação de avatares para que as pessoas possam  interagir de forma que vai além de uma reunião online ou uma chamada de vídeo que conhecemos presentemente, por exemplo. Para isso, a ideia é a utilização de óculos especiais e outros acessórios que possibilitem a visualização de todos os itens digitais.

Por enquanto tudo isso acontece nos planos, imaginação e na vontade da empresa de Zuckerberg, mas a ideia principal é mesmo aproximar as pessoas via internet.

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

Os passos apresentados recentemente para que o metaverso se torne uma realidade estão sendo acelerados, mas muito ainda precisa ser construído, começando pelo avanço da tecnologia. Além disso, os acessórios precisam ser viáveis, acessíveis e possíveis de serem utilizados de forma simples por todos os usuários.

Será necessário também considerar a aceitação das pessoas para esse mundo do metaverso.
Como as pessoas irão reagir a tantas novas tecnologias?
Como ficará a privacidade de cada um?
Nossa segurança será ameaçada?
Haverá um aumento ainda maior de dependência digital?
O quanto isso irá interferir na vida social do ser humano?

Muitas perguntas ainda surgirão e as respostas até o momento são verdadeiras incógnitas. Somente o tempo poderá nos responder o que teremos de positivo com essa nova realidade que vem por aí.

Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.

Fale com nossa equipe!

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO