Hoje em dia a tecnologia é primordial para o funcionamento eficiente das empresas. Computadores e redes sustentam grande parte das operações diárias, desde o processamento de dados até a comunicação com clientes e parceiros. Entretanto, os computadores podem falhar ou apresentar desgaste ao longo do tempo, como qualquer outro equipamento.

Imagine quanto custaria um equipamento parado na sua empresa e a consequência que poderia causar. Pense então na sua rede inteira parada, o servidor fora do ar e todos os computadores sem acessar a Internet.

Por isso, o monitoramento e a manutenção preventiva são muito importantes para garantir o bom funcionamento e a produtividade da empresa.

Afinal, qual a importância do monitoramento e da manutenção preventiva?

 

Por que fazer o monitoramento?

Ele proporciona um atendimento proativo e um serviço baseado em prevenção para o seu cliente, pois é baseado no monitoramento realizado vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, realizando a coleta e análise dos dados de toda a estrutura e dos dispositivos monitorados.

A partir do monitoramento é possível realizar a manutenção preventiva sempre que necessário.

 

O que é a manutenção preventiva?

O princípio da manutenção preventiva é ter uma visão proativa de todos os equipamentos e da rede para identificar e resolver potenciais problemas antes mesmo que o usuário e a empresa percebam que há algo que não esteja funcionando tão bem.

A manutenção preventiva faz uma análise abrangente do funcionamento e eficácia das máquinas e dos sistemas nelas instalados. Essa prática é oposta à manutenção corretiva que espera o problema acontecer para intervir. Nela o foco é a prevenção e a intervenção é sempre realizada para que uma falha que possa parar um usuário ou uma empresa não aconteça.

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Como ela é feita?

Além dos recursos humanos com profissionais com conhecimento técnico para agir, atualmente há programas de monitoramento e gerenciamento totalmente automatizados que, entre outras ações, podem realizar verificações regulares nos computadores, como atualizações de software, verificação de integridade do hardware e limpeza interna, ajudando a evitar o desgaste prematuro de componentes e diminuindo o risco de falhas inesperadas.

A instalação, monitoramento e gerenciamento de antivírus nas estações também diminui muito o risco de a empresa ser impactada por qualquer situação mais grave.

Benefícios

Detecção precoce de problemas: pequenos problemas podem ser identificados e tratados antes de se tornarem grandes quando as máquinas estão sob monitoramento vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.

Redução do tempo de inatividade: falhas nos dispositivos impedem os funcionários de acessar informações importantes, interrompe o ritmo de trabalho e atrasa projetos e entregas.

Quando a manutenção preventiva é feita, os riscos de interrupções são minimizados, pois os possíveis problemas são identificados e a equipe de TI entra em cena para resolver tudo antes que grandes impactos ocorram na empresa.

Melhoria do desempenho: a manutenção preventiva otimiza o desempenho dos computadores, pois situações que podem deixar as máquinas mais lentas como acúmulo de arquivos e fragmentação do disco são frequentemente corrigidas. Além disso, máquinas mais rápidas ajudam a aumentar a produtividade da equipe de colaboradores e a diminuir o stress do grupo.

Softwares atualizados: a atualização dos softwares é importante para que os computadores não fiquem lentos. Os fabricantes sempre lançam atualizações no mercado para corrigir bugs ou falhas de segurança das versões anteriores, por isso o monitoramento e a manutenção preventiva permitem que as atualizações sejam feitas para garantir um melhor desempenho das máquinas e para melhorar a proteção dos dados.

Além dos tópicos elencados acima, a manutenção da boa imagem da empresa também pode ser resultado da falta de interrupções, pois máquinas funcionando e colaboradores que podem trabalhar sem interrupções fazem com que a empresa possa entregar seus projetos em dia e cumprir todas as suas demandas no prazo previsto.

Outro aspecto é que quando os computadores estão funcionando sem problemas, os funcionários podem se concentrar nas tarefas que são realmente importantes.

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Conclusão:

Por tudo que foi exposto acima é possível afirmar que uma empresa precisa colocar a manutenção preventiva e o monitoramento nas suas estratégias para garantir boa produtividade, estabilidade e segurança das informações.

Ao evitar falhas inesperadas e reduzir o tempo de inatividade tem-se um ambiente de trabalho mais estável, eficiente e com menos stress. Isso permite que os colaboradores possam focar nas atividades que realmente são importantes para os negócios da empresa.

 

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