Cloud Computing – computação em nuvem – é um serviço de computação que através da internet entrega soluções para serviços computacionais, como por exemplo, o armazenamento de informações, comunicação entre computadores, prestação de serviços, e-mails, aplicativos e muito mais. 

Embora ainda pareça um termo cheio de mistério, muitos já ouviram falar em cloud computing e as empresas começaram a entender melhor seus benefícios. Essa tecnologia vem se tornando cada vez mais popular e mais interessante. Uma das grandes vantagens do cloud computing é que pagamos somente por aquilo que usamos.  Dessa forma, uma empresa não precisa comprar e manter data centers, pois ela pode acessar diversos serviços de tecnologia conforme a sua necessidade. E por essa (e outras) razões, muitas empresas passaram a investir nesses recursos, tendo como resultado uma notável redução de custos operacionais em médio e longo prazo.

Outros grandes benefícios para investir em computação em nuvem:

  • Mobilidade:   acesso às ferramentas de trabalho em qualquer local, desde que exista uma conexão com a internet.
  • Logística: permite implementar serviços sem a preocupação com a distância dos servidores.
  • Segurança:
  • Disponibilidade: acesso às informações a qualquer momento.

Existem três modelos de cloud computing:

  1. Público – Todos os recursos são reunidos e usados ​​por vários usuários
  2. Privado – Cada usuário tem a sua acessibilidade definida previamente
  3. Híbrido – Algumas informações podem ser compartilhadas, enquanto outras permanecem privadas para determinados usuários

Quais os principais tipos de serviços da computação em nuvem?

  1. Software como serviço – Disponibiliza softwares e soluções para vários usuários finais e o pagamento é feito sob demanda. Não é necessário instalar um software no computador, ao contrário de um programa com licença paga. Pode ser acessado por meio de um navegador ou aplicativos.  Como por exemplo: Google, incluindo Gmail, Google Docs, Google Drive, Netflix, Spotify, Microsoft Office 365 e SalesForce. Podemos citar também os serviços de CRM.
  2. Plataforma como serviço – Usado principalmente por desenvolvedores para execução de linguagem de programação, um sistema operacional, servidor e banco de dados. Várias empresas disponibilizam a Plataforma como Serviço, como a Microsoft Azure, o Google, Salesforce, IBM, Amazon, etc.
  3. Infraestrutura como serviço – como o nome já diz é o serviço que fornece toda a infraestrutura aos usuários, podendo ser contratada conforme necessidade. Serviços oferecidos pela IBM Cloud, Oracle Cloud, Amazon Cloud, entre outras.
  4. Serverless ou Função como serviço, é uma arquitetura que permite que o usuário implante aplicações sem precisar ter ligação com a infraestrutura. É usado um provedor cloud e o usuário não precisa se preocupar com o gerenciamento de servidores.

___________

Há alguns anos todas essas inovações tecnológicas eram inimagináveis, mas agora temos sido constantemente surpreendidos com a grande evolução nas tecnologias o que tem facilidade muito as nossas vidas.

Nós, da Super TI 360, dominamos todo o conhecimento necessário para prestar serviços em infraestrutura de TI, gerenciamento completo de rede, servidores, suporte técnico, soluções em nuvem, segurança e backup de dados, além de soluções home office com total segurança para as empresas.

Entre em contato conosco para saber mais.

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO