Patch é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como remendo.
Por que então esse termo é usado na área da tecnologia da informação?
Você já recebeu um aviso de que um aplicativo que você instalou disponibilizou uma atualização?
Se você tem aplicativos instalados no seu celular, com certeza sim!
Essas atualizações são os patches. Na verdade, são “remendos” feitos no produto original. São lançados pelas empresas para melhorar a segurança e o desempenho dos seus produtos.
Softwares não são perfeitos, por isso é comum haver modificações que são disponibilizadas pelas empresas desenvolvedoras para os usuários.
Cada vez mais o meio digital recebe ataques cibernéticos e a segurança é um dos elementos mais importantes de um programa, pois não adianta um ambiente ser funcional, mas não ser seguro.
Além de corrigir problemas, melhorar a usabilidade e o desempenho do software, as atualizações buscam aperfeiçoar o sistema como um todo. Entretanto, a busca por pontos vulneráveis é um dos principais objetivos.
Os desenvolvedores de jogos, por exemplo, usam muito os patches e as atualizações são frequentemente disponibilizadas para os jogadores com o objetivo de corrigir bugs e melhorar a experiência do usuário.
Não apenas os programadores, mas também os usuários podem detectar problemas e reportá-los para a empresa responsável que irá resolvê-los lançando atualizações.
Na verdade, um patch é uma forma mais econômica e rápida para realizar as correções até que uma nova edição do produto seja lançada no mercado.
Conhecendo o conceito e sabendo para que serve um patch, é importante também entender que ao não instalar um patch que determinado sistema esteja solicitando, você ou sua empresa podem estar correndo riscos.
Saiba mais sobre os principais tipos de ataque cibernéticos
Entre esses riscos estão a maior vulnerabilidade e exposição, sendo elas um prato cheio para crimes cibernéticos e ataques hackers. Além disso, os equipamentos podem ter um menor desempenho, pois as atualizações também ajudam a deixar os sistemas menos lentos o que melhora a experiência do usuário.
Para minimizar esses riscos é necessário um excelente gerenciamento de patches.
Esse controle identifica as atualizações disponíveis em cada programa instalado e o quão crítica é cada uma delas, realiza a instalação nas máquinas e otimiza a performance de programas e equipamentos. Tudo isso para proporcionar mais segurança para a sua empresa e um maior desempenho para as suas máquinas.
Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!
Você quer garantia que sua empresa terá um excelente gerenciamento dos programas que estão em seus computadores, gerando mais segurança, melhor desempenho para as suas máquinas e maior produtividade para a sua empresa?
A Super TI 360 é essa garantia, nós fazemos todo o gerenciamento dos equipamentos e programas neles instalados para que você só se preocupe em administrar o se negócio!
Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.
Fale com nossa equipe!