Elaborar metas é fundamental para estimar como as empresas estarão em um futuro pré-determinado.

Vamos relembrar o significado de meta: “aquilo que se pretende alcançar, objetivo, finalidade.” A partir de um objetivo, a meta é o caminho a ser percorrido para alcançar onde queremos chegar, ou o que desejamos conquistar.

No mundo corporativo, os objetivos são quantificados e mensuráveis.  

Faz parte do instinto humano traçar metas, sejam elas pessoais ou empresariais, e quando nos aproximamos do final do ano a necessidade ganha ainda mais força.

No âmbito pessoal definimos metas devido a sentimentos que nos motivam a buscar a superação de nossos próprios resultados. Já no mundo corporativo, as empresas precisam iniciar o ano guiadas por um bom planejamento e toda equipe precisa estar dedicada e estimulada para que os objetivos possam ser atingidos.

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Para que metas realmente guiem empresas ao sucesso desejado é necessário estabelecê-las com critérios, e, principalmente, embasá-las em dados confiáveis. Para isso é necessário além de ter um bom planejamento, muita disciplina.

O primeiro passo, antes de iniciar o processo de elaboração de metas, é ter um objetivo claro e bem definido. Feito isto, é possível começar a estipulá-las com mais clareza e segurança.

Para executar o recurso de construção de metas de forma satisfatória e assertiva, existem métodos científicos.

Importante: Independentemente do método adotado, é fundamental estabelecer metas realistas e alcançáveis, sem superestimar o objetivo, de modo a viabilizar a execução de seu planejamento estratégico através de esforço e dedicação de sua equipe.

Dicas gerais:

  • Planeje as metas para atingir o objetivo determinado
  • Crie um indicador, uma espécie de norte, um lugar aonde se quer chegar
  • Parta para a ação executando as metas descritas
  • Avalie e revise os resultados obtidos periodicamente

Exemplos de métodos para traçar metas corporativas:

  1. Método Smart (Specific, Mensurable Attainable, Relevant e Time-based), de Peter Drucker
  • Tenha metas específicas, evite objetos vagos ou genéricos.
  • As metas devem ser de fácil mensuração, ter números que permitam avaliações, como “quando” e “quanto”.
  • Devem ser alcançáveis, realistas, sem serem superestimadas.
  • Devem ser relevantes.
  • Tenha cronogramas claros e bem definidos de curto, médio ou longo prazo.
  1. Método Growth Hacking, de Sean Ellis

Adote estratégias que criem atalhos ou brechas para alcançar o crescimento da empresa com resultados satisfatórios e rápidos, através da experimentação que leve ao resultado ideal.

  • Tenha uma meta principal e defina qual o problema a ser resolvido.
  • Faça um “brainstorming” para gerar ideias, sempre priorizando o crescimento. Selecione aquelas com potencial para serem transformadas em experimentos e escolha a ordem de execução por prioridade.
  • Documente os resultados obtidos para melhorar a execução das metas.
  • Realize testes com investimentos mínimos.
  • Analise os resultados: compare dados e estatísticas, aplique resultados e identifique possíveis erros que podem ser corrigidos em um próximo projeto.

III. Método OKR, de Andrew Grove

Estrutura ações para alcançar objetivos com mais agilidade e eficiência.

  • Defina objetivos em todos os níveis da empresa, desde o setor gerencial até os operacionais. Após ter feito isso, desdobre ou fragmente esses objetivos em metas menores, que serão os resultados-chave a serem atingidos.

Com a definição e estruturação das metas, inicie o planejamento estratégico da empresa.

Para concluir acrescentamos alguns pontos fundamentais para o sucesso empresarial.

Ter objetivos, metas e um bom planejamento é o mínimo a ser feito diante do previsível, no entanto, é necessário ter flexibilidade para mudanças que se fizerem necessárias ao longo da execução do planejamento.

O mundo é muito dinâmico. É preciso ter capacidade para identificar novas oportunidades com agilidade e, principalmente, para sair à frente da concorrência. Além disso, é preciso pensar nas medidas de contingência eficientes para gerir crises provocadas por fatores externos, os quais não há como antecipar.

Aproveite as dicas para traçar suas metas para o ano de 2022 de forma assertiva e esteja sempre pronto para novas oportunidades. 

 

Fontes: 

https://www.dicio.com.br/meta/

https://vitamarketing.com.br/a-importancia-do-planejamento/

 

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