Como serão as viagens no futuro?

Será que haverá carros voadores?

Viagens para o espaço serão comuns e acessíveis?

Esses são alguns questionamentos que passam pela cabeça de muita gente. Apesar das previsões sobre o futuro das viagens, muitas ainda estão distantes da nossa realidade. Por outro lado, é fato que muitas tecnologias novas estão sendo cada vez mais utilizadas.

O mundo está em constante transformação e muitos avanços foram acelerados com a pandemia do Covid-19. Novas ferramentas têm surgido frequentemente e a indústria do turismo tem se beneficiado e utilizado muitas delas.

Como exemplos, podemos citar as mudanças que a era da digitalização tem trazido nos procedimentos de informação, aquisição e gestão de serviços turísticos.

 

A seguir 15 tecnologias que já sendo incorporadas as nossas vidas e que o setor do turismo está usando cada vez mais.

 

 

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

 

 

  • Gorjeta digital – com a finalidade de não usar dinheiro em espécie ou cartões já existem aplicativos que permitem enviar gorjetas virtualmente.

 

  • Criptomoedas – elas permitirão que não seja necessário usar dinheiro em espécie, cartões e nem pagar impostos das transações internacionais. Para isso será necessária uma conta de criptomoeda e para realizar o pagamento bastará aproximar o celular ou ler o QR Code indicado.

 

 

  • Biometria facial – muito usada nos EUA e em alguns aeroportos pelo mundo para realizar o embarque. Com ela, o passageiro não precisará apresentar mais o cartão de embarque ou o passaporte.

 

  • Verificação da saúde – as fronteiras fechadas e as barreiras sanitárias durante a pandemia do Covid-19 trouxeram tecnologias como os testes rápidos de Covid e de sinais vitais, o uso de termômetros, câmeras de triagem térmica e de desinfeção.

 

  • Tradução – existem vários aplicativos como o Google Tradutor que facilitam a vidas das pessoas que estão em outros países e não falam o idioma local.

 

  • Robôs para limpeza – além das residências, hotéis, aeroportos e companhias aéreas estão usando robôs para realizar a limpeza e fazer a desinfeção de itens que são muito utilizados como chaves, bandejas e controle remotos.

 

  • Etiquetas eletrônicas para bagagens – vão eliminar as filas para check-in e as etiquetas não serão mais impressas. Elas serão compradas em um aplicativo e registrarão a bagagem quando o passageiro fizer o check-in online. A bagagem será despachada em uma máquina de autoatendimento.

 

  • Sensores de monitoramento de distanciamento físico – com a pandemia, foram desenvolvidos sensores que podem monitorar a movimentação das pessoas, por exemplo em aeroportos, e acusar áreas de aglomeração, filas e locais que possam ser pontos de auto contágio em caso de pandemia. Com essas informações, processos poderão ser revistos e caminhos redefinidos para dispersar mais as pessoas.

 

  • Veículos autônomos voadores – a previsão é de que em 2035 eles estejam no nosso cotidiano. Há muitos projetos sendo desenvolvidos para que isso se torne realidade.

 

  • Internet das coisas – aparelhos conectados à internet que se interligam entre si e com o usuário já fazem cada vez mais parte da rotina das pessoas e o setor do turismo também está usando essa tecnologia em hotéis e cruzeiros.

 

  • Inteligência Artificial (IA) – usa computadores para fazer o que antes era realizado por pessoas. Como exemplo tem-se o chatbox que pode responder às perguntas e consultas sem precisar da intervenção humana.

 

  • Realidade Virtual (VR) – faz com que os usuários se sintam fisicamente em um local que na verdade foi criado digitalmente. Muitos negócios estão explorando essa tecnologia e o setor do turismo pode levar o cliente para conhecer virtualmente um local ou atração antes do fechamento de um pacote.

 

  • Realidade Aumentada (RA) – a RA é usar a tecnologia digital para alterar a experiência do ambiente real. Como exemplo tem-se o jogo Pokémon que leva jogadores a explorar locais reais para visualizar os personagens do jogo com o auxílio de um smartphone.

 

  • Big data – Esse recurso pode ser usado em diversos setores, pois objetiva fazer uma análise dos dados parar obter respostas para reagir aos comentários e sugestões dos usuários ou consumidores. O Marketing se beneficia muito dessa tecnologia.

 

 

  • Metaverso – é um mundo digital criado para as pessoas interagirem entre si. Extrapola a Realidade Virtual e inclui elementos da Realidade Aumentada.

Com um headset de RV ou outro dispositivos é possível visitar esse ambiente e realizar interações com um agente de viagem ou qualquer outro profissional.

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre metaverso

 

Todos os dias são lançadas ferramentas tecnológicas que prometem facilitar a rotina seja no âmbito pessoal ou profissional, por isso é importante ficar sintonizado e utilizar a tecnologia ao nosso favor.

Os profissionais da Super TI 360 estão sempre atentos ao que há de mais moderno para pode oferecer a sua empresa as melhores soluções tecnológicas para melhorar a segurança e a gestão do seu negócio.

Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.

 

Fale com nossa equipe!

 

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO

 

logotipo_superti360