Você já parou para pensar quantas ferramentas online você utiliza?
E-mails, redes sociais, armazenamento de informações em nuvem. Todas necessitam de senhas para serem acessadas. São elas que garantem a privacidade e a segurança, pois são a primeira defesa contra uma tentativa de invasão.
Elas informam ao serviço ou sistema que você é você mesmo e não um impostor, mas se a sua senha estiver nas mãos erradas essa garantia irá por água abaixo.
A fragilidade das senhas ocorre porque nem sempre elas são boas o suficiente para garantir que as nossas informações estejam realmente seguras.
Os cibercriminosos sabem disso e se aproveitam de alguns comportamentos nossos que geram brechas de segurança para roubar os nossos dados e a nossa paz!
Mas calma, vamos ver como dificultar a vidas desses hackers.
Se você se encaixa em alguma das opções abaixo, está na hora de mudar as suas senhas.
Saiba mais sobre as brechas de segurança
Saiba mais sobre como se proteger de ciber ataques
Comportamentos Perigosos
1- Deixar senhas anotadas em bloco de notas, celular, computador ou salvas no navegador – esse comportamento facilita a vida dos criminosos que porventura possam vir a ter acesso ao seu dispositivo. Seja esse acesso remoto (vírus) ou físico quando o seu equipamento é roubado ou furtado. Apague essas informações salvas e mude suas senhas.
2- Utilizar senhas com informações pessoais – é muito fácil que qualquer pessoa saiba a data do seu aniversário, por exemplo, e informações como essas nunca devem ser usadas como senha. Não use também o nome do seu filho ou sequências como 1234565.
3- Usar serviços que tiveram os dados vazados – se você utiliza algum serviço que teve vazamento de dados é necessário alterar imediatamente sua senha, pois ela ficará disponível para várias pessoas que poderão fazer uso das suas informações. Muitas inclusive são vendidas para que outros ataques sejam realizados. E eles são feitos na base da tentativa e erro: listas de dados vazados são testadas em um curso espaço de tempo e muitos dados são roubados dessa forma.
4- Deixar a mesma senha por muito tempo – há empresas que solicitam a troca das senhas com frequência, entretanto outras não se preocupam com isso, mas você deveria fazer a troca com a frequência de pelo menos 90 dias, mesmo sem uma solicitação para trocar a sua senha.
5- Reutilizar uma senha para todos os seus serviços – você se torna um usuário extremamente exposto aos riscos e poderá mais facilmente ter os seus dados roubados. Cada serviço deve ter uma senha.
Lembre-se que também não adianta ter uma senha para cada serviço se elas forem “fracas”.
Como criar senhas fortes
1- Sua senha precisa ser única. Nenhuma outra pessoa vai utilizá-la e nem você deve usá-la em serviços diferentes.
2- As senhas devem conter letras, números, símbolos e variações com letras maiúsculas e minúsculas.
3- Não clique em links recebidos de forma suspeita, por exemplo por e-mail ou WhatsApp, e jamais coloque sua senha nesses links. Se estiver com dúvida abra a página do serviço ou o aplicativo para verificar.
4- Os gerenciadores de senhas são ótimas opções para proteger as informações neles armazenadas, pois utilizam tecnologias que impedem o acesso não autorizados.
Clique para ter alguns exemplos de gerenciadores de senhas. Se quiser saber mais sobre senhas seguras clique aqui.
Não deixe que brechas na segurança ameacem os seus dados.
A Super TI 360 domina todo o conhecimento necessário para prestar serviços em infraestrutura de TI, gerenciamento completo de rede, servidores, suporte técnico, soluções em nuvem, segurança e backup de dados, além de soluções home office com total segurança para as empresas.