A preocupação com a segurança digital vem se tornando muito grande nas instituições. Os últimos anos foram marcados por inúmeros ataques virtuais, invasões de celulares e computadores. Sequestro de dados e roubo de informações sigilosas, tanto pessoais quanto empresariais são, na maioria das vezes, os objetivos principais dos cyber hackers.
É verdade que ataques cibernéticos sempre existiram, mas os termos “hacker”e “cracker” ganharam ainda mais popularidade recentemente, o que gerou muitas discussões e buscas por soluções de segurança na internet.
Dentro desse cenário, as empresas que trabalham com grande fluxo de dados devem, mais do que nunca, intensificar a segurança e privacidade dentro da internet, evitando a exposição de informações privadas e, consequentemente, prejuízos que podem ser irreparáveis.
Adotar o uso de uma rede privada virtual, como, por exemplo, a VPN, é uma forma de ter mais tranquilidade e segurança para a empresa ou mesmo para um computador de uso doméstico.
Dicas de como se proteger dos ataques cibernéticos
VPN, também conhecida como Virtual Private Network, é uma ferramenta de proteção que permite a comunicação segura e privada através da Internet, garantindo a segurança do tráfego e protegendo os dados enviados e recebidos pelos usuários.
Resumidamente, as redes VPN mascaram o endereço de IP e muitas informações importantes o que impossibilita o rastreamento das atividades online e não coloca a privacidade em risco.
Existem diferentes tipos de VPN e a escolha por uma delas depende das necessidades de cada empresa.
- VPN – PPTP
É a mais comum e um dos mais antigos protocolos VPN, podendo ser usada em ambientes corporativos ou domésticos. A sua grande vantagem é não exigir recursos extras para seu funcionamento, porém, não são protocolos totalmente seguros por não serem criptografados. - VPN site to site
É uma conexão entre duas ou mais redes, como uma rede corporativa e uma rede de filial. É uma ponte virtual que une redes garantindo privacidade entre elas. - VPN L2PT/IPSEC
É combinada com outros protocolos para fornecer proteção intensa e extremamente segura, pois sozinha não oferece autenticação ou criptografia ideal. O protocolo IPSEC, que é uma extensão do protocolo IP, faz a transmissão ponta a ponta com criptografia de todo pacote IP individual durante o processo de comunicação. O uso combinado dos dois protocolos garante uma maior segurança. - Open VPN Service
Um modelo bastante seguro e muito usado pelas empresas, o Open VPN Service utiliza a internet para estabelecer a comunicação, seja através de um servidor tradicional ou em cloud.
O mercado oferece várias versões de VPN gratuitas, mas os recursos são limitados e possivelmente não irão fornecer total segurança.
O investimento em protocolos de segurança e uma rede privada de qualidade pode evitar inúmeros problemas, por isso vale a pena pensar sobre isso e não precisar se preocupar constantemente em ter seus dados violados ou com a divulgação de suas informações sigilosas.
Para configurar uma VPN segura é necessário ter muito conhecimento dessa ferramenta e a Super TI 360 é especialista em VPN, segurança das informações e backup dos dados.
Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.