Um pitch é, basicamente, um breve discurso de vendas e tem como finalidade despertar o interesse da audiência através de informações resumidas, porém, objetivas e merecedoras de atenção.  

Embora pareça uma atividade simples, fazer um pitch com eficiência envolve algumas questões importantes. Um discurso bem preparado e memorizado sobre os pontos essenciais e diferenciados do seu negócio pode fazer uma grande diferença na mensagem transmitida. 

O tempo de realização de um pitch não é universal e vai depender da ocasião, circunstâncias, localização, público, finalidade, etc. Pode ter a duração de até 30 minutos, no entanto, na maioria das vezes, ele costuma ser reduzido entre 1 a 5 minutos. O mais importante é saber direcionar o discurso conforme o receptor e o objetivo desejado. 

Citamos aqui alguns tipos de de pitches mais comuns nas apresentações profissionais:

Elevator pitch: também conhecido como pitch de elevador, é aquele que tem duração de até um minuto. A ideia é fazer uma apresentação como se houvesse somente tempo para uma conversa rápida dentro de um elevador.

Tweet pitch ou pitch expresso: é o pitch sobre seu negócio resumido  em uma única frase. 

Pitch read me: é um pitch escrito que pode ser enviado à pessoa de interesse por email ou por mensagem.

Pitch deck: Pitch combinado com material de apoio como dados, gráficos e textos. 

Comunicação Escrita: tenha cuidado para não errar

Pitch de vendas: Apresentações curtas sobre o produto, serviço ou sobre a própria empresa.

Quanto menor o tempo do pitch, mais adaptado e resumido o seu discurso deverá ser e, sendo assim, necessita ser focado na apresentação de soluções e nos diferenciais da empresa. 

Já nos mais longos, a narrativa pode apresentar maiores detalhes sobre a empresa, produto/serviço, assim como o interlocutor poderá utilizar-se de materiais de apoio, como slides, gráficos, como é o Pitch Deck.

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

Apresentamos algumas dicas que podem ajudar na elaboração de um pitch para que ele seja, de fato, eficiente.

  1. Identifique quem é o seu público e quais são seus interesses. 
  2. Tenha um conhecimento amplo sobre o seu produto ou serviço.
  3. Defina seu objetivo.
  4. Elabore uma apresentação simples, porém, muito clara. 
  5. Transmita segurança ao ouvinte adaptando a linguagem ao público.
  6. Comunique as informações mais relevantes da sua empresa de maneira estratégica. Seja claro e coeso nos seus objetivos. 
  7. Fale do seu mercado de atuação.
  8.  Prenda a atenção do público com pequenas histórias (estratégia conhecida como storytelling) sobre seu negócio. Uma boa narrativa gera conexão, empatia e curiosidade na audiência. 
  9. Use gatilhos mentais, como, por exemplo, o senso de urgência.
  10.  Apresente casos de sucesso.
  11.  Esteja preparado e demonstre domínio no assunto. Em algumas situações é possível que o público faça perguntas sobre seu negócio logo após a apresentação do pitch
  12.  Dê atenção à postura corporal. Mensagens também são transmitidas através de gestos, velocidade e clareza de voz.  

Lembre-se de que o tempo é muito valioso, por isso, antes de elaborar seu pitch, seja ele curto ou mais longo, treine bastante o seu discurso. Dessa forma, você poderá avaliar quais pontos devem ser melhorados para atrair a atenção do seu público e, assim, gerar futuros negócios. 

Nós da SUPER TI 360 oferecemos o melhor atendimento e soluções de TI completas para sua empresa.

Fale com nossa equipe!

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO