A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro e em 2022 será em 25/11, mas há muitas empresas que antecipam ou estendem algumas promoções e fazem, por exemplo, o Esquenta Black Friday ou a Black Monday.

Essa data se tornou uma das mais importantes e significativas, em faturamento, para o comércio brasileiroe, segundo dados da consultoria Ebit|Nielsen, o e-commerce movimentou 3,1 bilhões de reais só no dia 27 de novembro de 2020.

Originou-se nos Estados Unidos, no início nos anos 80 e 90, como forma de aproveitar o feriado do Dia de Ação de Graças para iniciar e aumentar as vendas do final do ano. No Brasil, o início foi em 2010 com o foco inicial no varejo online, mas não teve muito sucesso no início.

Com o passar dos anos e o aumento do comércio eletrônico a data foi se consolidando e ganhando cada vez mais importância no faturamento das empresas tanto físicas quando online. Para 2022 as expectativas são muito boas, pois em 2021 o e-commerce faturou R$7,5 bilhões e cresceu mais de 7% em comparação com 2021. Só para se ter uma ideia, 5% de todas as transações anuais do Brasil ocorrem na semana da Black Friday.

Muitos aproveitam essa data também para comprar itens de primeira necessidade que entram em promoção nos supermercados ou para antecipar as compras de Natal. Para isso, além dos famosos descontos, algumas empresas oferecem cupons de desconto, frete grátis, brindes e cashback para incentivar as compras e todos esses incentivos acabam por incentivar o consumidor a gastar e acessar diferentes plataformas em busca de promoções.

Entretanto, é necessário enxergar os perigos que podem estar escondidos por trás de “oportunidades’’. Assim, é importante que além das empresas investirem em cibersegurança para garantir ataques virtuais, invasões de hackers e a segurança da experiência de compra como um todo, que o próprio cliente tenha papel fundamental para se autoproteger no mundo virtual.

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Os ataques cresceram mais de 200% se compararmos 2020 com 2021 e já foi constatado que a maior parte dos incidentes registrados nas experiências de compra online foram causados por descuido do usuário que deixou brechas de segurança tanto pelo seu comportamento online quando no dispositivos utilizados para realizar a compra. Esses deslizes ajudam os golpistas a se apoderarem de informações sigilosas das pessoas e depois utilizá-las para cometer roubos e chantagens contra os donos desses dados.

Sobre as fraudes na Black Friday, são muito frequentes tentativas de golpes ou transtornos como falsos descontos, propagandas enganosas, frete muito alto ou valor mais alto na hora do pagamento

Por isso, é importante fazer uma lista com os itens que deseja comprar e pesquisar, pelo menos uns dois meses antes, os preços em diferentes empresas para verificar se realmente esses itens estarão com descontos reais na Black Friday.

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Seguem alguns outros cuidados para não cair em golpes ou fraudes:

  • Ter certeza se os sites onde coloca os dados do cartão são confiáveis e utilizar o cartão virtual que geralmente é acessado via aplicativo de Internet Banking. Nunca forneça os dados do seu cartão para outras pessoas.
  • Verificar a autenticidade e a segurança dos sites que pretende acessar, pois muitos golpes começam com o envio de um link falso muito parecido com o verdadeiro. Para isso fique atento a 3 informações do endereço eletrônico: ter o https na URL, a inscrição de site seguro e o cadeado na barra de navegação.
  • Pesquisar a reputação dos sites que pretende acessar e que não conheça. Para isso, leia os comentários de outros usuários que já utilizaram os serviços da loja. Além disso, verifique também a reputação da empresa.
  • Desconfiar de links enviados por e-mails ou redes sociais.
  • Atualizar o antivírus e sempre verificar se não há arquivos desconhecidos instalados nos seus dispositivos antes de realizar qualquer compra ou inserir algum dado para pagamento.
  • Não preencher formulários com dados pessoais para ter acesso a alguma promoção exclusiva, pois isso pode ser um golpe para recolher informações pessoais sigilosas.
  • Não deixar salvo os dados do seu cartão de crédito nas lojas online nas quais fez comprar. Mesmo que depois tenha um pouco mais de trabalho para inserir tudo novamente é melhor do que correr o risco de deixar suas informações salvas.
  • Desconfiar de preços que parecem milagres. Provavelmente se trata de um golpe e você nunca receberá a mercadoria.
  • Documentar todos os passos da compra tirando prints das telas que mostram as diferentes etapas da compra até a finalização do processo. Assim você terá algumas provas.
  • Acessar os sites do seu interesse no modo anônimo para o navegador não registrar as atividades realizadas no seu dispositivo.
  • Não utilizar redes sem fio e gratuitas para fazer compras ou realizar qualquer ação que solicite os seus dados pessoais, pois eles podem ser roubados.

Preste muita atenção aos detalhes dos sites e das promoções, pois nem tudo que parece realmente é! Lembre-se que as suas atitudes são fundamentais para garantir a sua segurança e a do seus dados.

 

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