Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança na internet é uma preocupação constante. Com o aumento das ameaças virtuais é essencial proteger os computadores contra malwares, spywares e outras formas de ataques.

Para isso existem opções de antivírus gratuitos que se mantidos atualizados podem oferecer uma boa proteção para usuários individuais. Entretanto, quando o assunto é o mundo corporativo a situação é bem diferente, pois eles não oferecem a segurança e os recursos avançados necessários para proteger os dados das empresas.

 

Quais são os riscos de utilizar antivírus grátis?

 

  • Não há suporte técnico – a versão gratuita não tem suporte técnico, por isso se a empresa for alvo de roubo de informações ou outros tipos de ataques relativos à segurança não poderá contar com o suporte do fabricante do antivírus.
  • Nível baixo de proteção – como mencionado acima, os antivírus grátis podem suprir as necessidades de um usuário individual com necessidades básicas de proteção. Por isso, não é de forma alguma recomendado esse tipo de antivírus para empresas.
  • Defasagem – Empresas precisam de antivírus com sistemas de segurança mais avançados e os gratuitos não possuem o alto nível de proteção e das atualizações constantes dos antivírus corporativos, deixando a empresa vulnerável aos ataques cibernéticos.
  • Prejuízos financeiros – com antivírus grátis a empresa fica ainda mais vulnerável aos ataques e se isso ocorrer poderá ter que gastar muito para recuperar os dados roubados. Além disso, poderá acontecer vazamento de dados de clientes e fornecedores e isso poderá gerar multa pelo descumprimento da Lei de Proteção de Dados (LGPD).
  • Pop-up e anúncios prejudiciais – antivírus gratuito geralmente traz pop-ups e propagandas que têm a capacidade levar o usuário a clicar em um anúncio malicioso que pode até deixar um vírus no computador.

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Nos dias atuais, as empresas são alvos frequentes de hackers, pois lidam com uma grande quantidade de informações de clientes, realizam diversas operações diárias e possuem muitos dados sensíveis o que as torna vulneráveis aos cibercrimes.

Uma pesquisa revelou que os Cibercriminosos criaram 400 mil novos malwares por dia entre janeiro e outubro de 2022. Por esse e outros motivos, a segurança deveria ser uma preocupação crescente nas empresas, pois precisam se proteger contra ameaças cibernéticas cada vez mais avançadas. Entretanto, muitas ainda não perceberam que utilizar antivírus grátis abre brechas consideráveis de segurança.

 

Clique aqui e assista ao vídeo da SUPER TI 360 para saber se mais sobre as diferenças entre antivírus grátis ou pago

 

 

 

 

 

Quais são as vantagens de usar um antivírus pago? 

  • Suporte – empresas que ofertam antivírus pagos oferecem suporte com prazo de resposta e quando acionadas ajudam o suporte de TI da empresa a resolver o problema de forma rápida e eficaz.
  • Recursos melhores – os recursos referentes à segurança dos antivírus pagos são mais completos e sofisticados, garantindo maior proteção e segurança.
  • Proteção da rede – geralmente os antivírus pagos oferecem soluções de segurança relacionadas à internet, aos e-mails e à rede como um todo. É necessário lembrar que alguns vírus são feitos para acessar toda a rede e causar danos a todos os dispositivos conectados a ela e um antivírus grátis não protege dessas situações.
  •  Bloqueio de anúncios e spam – antivírus pagos bloqueiam anúncios e eventuais vírus trazidos por eles, além de melhorar o acesso a internet que se torna mais rápido, sem distrações e livre de perigos camuflados.
  • Proteção dos dados – antivírus pago cria uma barreira de proteção por meio de um Firewall sofisticado. Assim, os dados da empresa ficam bem mais protegidos.


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Além da empresa não está protegida com uma versão que não é paga, é importante registrar que nenhum empresa que oferece antivírus gratuito permite que essa versão seja usada no ambiente corporativo, pois todas as fabricantes possuem suas soluções corporativas que são específicas para o ambiente corporativa. Assim, a empresa que faz uso dessa prática fica irregular.

Diante de tudo que foi exposto acima é fato que empresas precisam investir em antivírus que ofereçam recursos mais sofisticados para atender às demandas específicas de cada organização como, por exemplo, proteção em várias camadas, gerenciamento centralizado, políticas de segurança personalizáveis e relatórios detalhados.

Diversos aspectos devem ser considerados ao escolher a solução de antivírus mais adequada para uma empresa, como o porte da organização, a quantidade de dispositivos a serem protegidos, a confidencialidade dos dados e o suporte técnico oferecido. 

É importante também lembrar que junto com o uso de um bom antivírus corporativo é fundamental ter uma rede segura, utilizando soluções como firewalls de rede, detecção e prevenção de intrusões (IDS/IPS), filtragem de conteúdo da web e outras tecnologias de segurança.

Assegurar a proteção da rede e dos dispositivos da empresa contra ameaças cibernéticas é uma necessidade absoluta nos dias de hoje e a orientação de especialistas em segurança cibernética pode ser valiosa nesse processo.

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