É cada vez maior presença e a importância da tecnologia no Marketing.

Com a evolução da internet e a transformação digital tem se tornado mais natural e comum que equipes de Marketing e TI trabalhem em conjunto para alcançar melhores resultados.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo e voltado para as ferramentas tecnológicas é essencial a junção dessas duas áreas para que as empresas saiam na frente da concorrência.

A TI envolve recursos tecnológicos para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. Além das soluções tecnológicas usadas para produzir, acessar, transmitir e gerenciar dados. Reforçando toda a questão de segurança digital dos dados.

O Marketing Digital traz toda a bagagem do Marketing tradicionalmente conhecido, mas representa uma nova fronteira que está cada vez mais sendo descoberta e explorada pelas empresas. A internet passou a ser o local de divulgação e os usuários das redes os possíveis clientes.

Assim, tem-se uma audiência qualificada que por meio das ferramentas tecnológicas pode ter o comportamento mapeado e por meio de estratégias específicas esse possível cliente pode ser alcançado por campanhas de marketing a ele direcionadas.

 

Alguns benefícios de unir o Marketing e a Tecnologia da Informação

 

1- Melhoria na comunicação: o investimento em ferramentas que permitem a comunicação mais rápida ou em tempo real ajuda a melhorá-la e a personalizá-la, tornando o processo mais ágil e eficiente. Seja ela interna ou externa. Quando a interação a ser feita é com os clientes, a personalização e adequação ao perfil e comportamento faz toda a diferença. Além dos pontos anteriores, há também o lado da automatização dos processos de comunicação que agiliza as trocas de informações.

 

2- Processos mais eficazes: maior agilidade e menor burocracia nos processos é o que buscam as empresas e as ferramentas de TI adequadas e boas estratégias internas de acesso às informações garantem rapidez para, por exemplo, checar dados importantes para a rotina da empresa.

 

4: Redução de custos: o uso de alguns softwares traz automatização para a empresa e liberam funcionários de executar tarefas repetitivas. Assim, os colaboradores podem desempenhar funções mais criativas e estratégicas. Além disso, a correta análise dos dados que os softwares e as plataformas trazem pode ajudar nas tomadas de decisões que tornem a empresa mais eficiente e lucrativa.

 

5: Análise de dados mais exata: a integração entre Marketing e TI garante uma análise de dados mais precisa, seja de clientes ou concorrentes, por exemplo.

O uso de ferramentas de automação e análise de dados em tempo real assegura maior agilidade e menor tempo de resposta para as mudanças do mercado.

Dessa forma, dados obtidos com esses estudos permitem uma tomada de decisão mais eficiente até mesmo no gerenciamento das campanhas de marketing.

 

6: Sites e plataformas com melhor desempenho: a área de TI pode ajudar o setor de Marketing a criar ou aprimorar sites e plataformas, podemos focar, por exemplo, em uma melhor usabilidade ou performance. Melhorias no ambiente e na experiência do usuário podem melhorar a taxa de conversão de visitas em vendas.

 

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A importância de conectar a TI ao Marketing

 

Com a importância cada vez maior da Tecnologia da Informação e do Marketing Digital nas empresas é certo que há muitas vantagens em unir o Marketing e a TI, mas abaixo serão citadas apenas três delas:

 

1- Uso das redes sociais: é cada vez mais importante o uso das redes sociais para fins profissionais. E os setores de Marketing e de TI de uma empresa trabalhando juntos podem fazer a diferença na visibilidade e conversão de leads para o negócio.

 

2- Campanhas personalizadas: um trabalho sério e constante nas redes sociais trará oportunidades de negócios e poderá aumentar a taxa de conversão de visitas para vendas.

 

3- Gestão dos leads: toda oportunidade de negócio precisa ser monitorada continuamente para que as ofertas cheguem ao perfil mais adequado e com maior chance de conversão. A gestão de potenciais clientes é imprescindível para o avanço de qualquer estabelecimento.

 

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Em resumo

É muito importante integrar Marketing e Tecnologia da Informação para que nos dias de hoje uma empresa tenha êxito e obtenha visibilidade.

A Tecnologia da Informação possui ferramentas que podem ajudar o Marketing a melhorar as suas estratégias e a deixá-las mais efetivas, por exemplo coletando dados dos consumidores para que preferências e hábitos de consumo sejam entendidos. Com essas informações, campanhas de marketing mais direcionadas podem ser criadas para cada tipo de público.

Outro aspecto importante é que a TI possibilita a automação de processos que podem também ser usados no marketing para enviar e-mails ou fazer a gestão das redes sociais, por exemplo.

Todo esse alinhamento precisa acontecer sempre respeitando a cultura organizacional da empresa, sua visão e seus valores para que tudo que for feito seja alinhado à marca e que contribua para melhorar o seu reconhecimento na sua área de atuação e seu posicionamento no mercado.

 

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