A Black Friday tradicionalmente acontece na última sexta-feira de novembro e em 2023 será em 24/11.

Nos Estados Unidos começou nos anos 80 e 90 para aproveitar o feriado do Dia de Ação de Graças para iniciar e aumentar as vendas do final do ano. 

A Black Friday no Brasil

No Brasil, o início foi em 2010 com o foco inicial no varejo online e por volta de apenas 50 varejistas participaram da primeira edição.

Os anos se passaram, o comércio eletrônico cresceu e a data passou a ter muita importância no faturamento das empresas tanto físicas quando online. Por isso, o comércio adianta a data por aqui e faz a Black Week e após a data oficial de 24/11 a Black Monday.

Segundo o meioemensagem.com.br em 2022 43,4% compraram durante a data. Já neste ano, 75,6% pretendem fazer compras. Quando questionados sobre o canal escolhido para isso, 56,7% citaram lojas online; 18,6% lojas online e físicas e 3,9% exclusivamente em lojas físicas.

De acordo com o https://www.ecommercebrasil.com.br em 2022 a Black Friday teve uma queda de 23% no faturamento, este ano espera-se que 32% das pessoas gastem mais de R$ 1 mil nesta edição. 

Muitos atribuíram as quedas nas vendas da edição do ano passado à Copa do Mundo e outros ao fato do país estar passando por uma eleição presidencial em 2022.

No geral, os consumidores utilizam a data para comprar itens de primeira necessidade que entram em promoção nos supermercados ou para antecipar as compras de Natal. Para isso, além dos famosos descontos, algumas empresas oferecem cupons de desconto, frete grátis, brindes e cashback para incentivar as compras e todos esses incentivos acabam por motivar o consumidor a gastar e acessar diferentes plataformas em busca de promoções.

Para a edição desse ano, os itens mais desejados são: eletrônicos, eletrodomésticos, moda e acessórios. A maior parte das pessoas fará o pagamento com cartão de crédito e pix e pretendem gastar entre R$151 e R$300.

Clique aqui, se inscreva no blog da Super TI 360 e fique por dentro das notícias sobre tecnologia!

Pontos de atenção na Black Friday

É fundamental atentar para os possíveis perigos que podem estar escondidos por trás de “oportunidades’’, pois há falsos descontos e muitos golpes em sites que não são confiáveis. Por isso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday como uma maneira de dar mais segurança para o consumidor.

 É importante que o cliente saiba que não é só as empresas que precisam cuidar da segurança, mas que ele saiba que tem um papel fundamental para se autoproteger no mundo virtual.

Os ataques cibernéticos têm crescido muito nos últimos anos e já foi constatado que a maior parte dos incidentes registrados nas experiências de compra online foram causados por descuido do usuário que deixou brechas de segurança tanto pelo seu comportamento online quando nos dispositivos utilizados para realizar a compra. Esses deslizes ajudam os golpistas a se apoderarem de informações sigilosas das pessoas e depois utilizá-las para cometer roubos e chantagens contra os donos desses dados.

Sobre as fraudes na Black Friday, são muito frequentes tentativas de golpes ou transtornos como falsos descontos, propagandas enganosas, frete muito alto ou valor mais alto na hora do pagamento

Por isso, é importante fazer uma lista com os itens desejados e pesquisar, pelo menos uns dois meses antes, os preços em diferentes empresas para verificar se realmente esses itens estarão com descontos reais na Black Friday.

Clique aqui e saiba mais sobre brechas de segurança

Alguns outros cuidados para não cair em golpes ou fraudes:

  • Ter certeza se os sites onde coloca os dados do cartão são confiáveis e utilizar o cartão virtual que geralmente é acessado via aplicativo de Internet Banking. Nunca forneça os dados do seu cartão para outras pessoas.
  • Verificar a autenticidade e a segurança dos sites que pretende acessar, pois muitos golpes começam com o envio de um link falso muito parecido com o verdadeiro. Para isso fique atento a 3 informações do endereço eletrônico: ter o https na URL, a inscrição de site seguro e o cadeado na barra de navegação.
  • Pesquisar a reputação dos sites que pretende acessar e que não conheça. Para isso, leia os comentários de outros usuários que já utilizaram os serviços da loja. Além disso, verifique também a reputação da empresa.
  • Desconfiar de links enviados por e-mails ou redes sociais.
  • Atualizar o antivírus e sempre verificar se não há arquivos desconhecidos instalados nos seus dispositivos antes de realizar qualquer compra ou inserir algum dado para pagamento.
  • Não preencher formulários com dados pessoais para ter acesso a alguma promoção exclusiva, pois isso pode ser um golpe para recolher informações pessoais sigilosas.
  • Não deixar salvo os dados do seu cartão de crédito nas lojas online nas quais fez comprar. Mesmo que depois tenha um pouco mais de trabalho para inserir tudo novamente é melhor do que correr o risco de deixar suas informações salvas.
  • Desconfiar de preços que parecem milagres. Provavelmente se trata de um golpe e você nunca receberá a mercadoria.
  • Documentar todos os passos da compra tirando prints das telas que mostram as diferentes etapas da compra até a finalização do processo. Assim você terá algumas provas.
  • Acessar os sites do seu interesse no modo anônimo para o navegador não registrar as atividades realizadas no seu dispositivo.
  • Não utilizar redes sem fio e gratuitas para fazer compras ou realizar qualquer ação que solicite os seus dados pessoais, pois eles podem ser roubados.

Nem tudo que parece realmente é, por isso é importante sempre ficar atento a todos os detalhes dos sites e fazer pesquisas de preços bem antes da data da Black Friday!

 Lembre-se que as suas atitudes são fundamentais para garantir a sua segurança e a dos seus dados.

 

CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO